quinta-feira, 22 de julho de 2010

'Todo mundo vai' ???

Outro dia um dos meus alunos do 8º ano me perguntou: Pró, a senhora vai? Salvador toda vai, entre no site pra ver as fotos!!

Entendi que ele se referia à tal festa 'de camisa' que apresenta inúmeras atrações musicais. Perguntei-lhe se a grafia era mesmo 'Todo mundo vai', ao que ele respondeu imediatamente: -Sim.

Então eu não vou - respondi-lhe.
Por que não, pró? - Insistiu.


Se fosse 'todo o mundo vai' eu até iria, mas como 'todo mundo vai', eu não vou. O motivo é simples:


'todo mundo' torna o pronome indefinido TODO equivalente à qualquer. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode ir ao evento. Nesse caso eu com certeza, preferiria não ir.


'todo o mundo', equivale à inteiro, o mundo inteiro vai, nesse caso, eu teria mesmo que ir, já que habito no planeta terra.


RECAPTULANDO:
O pronome indefinido TODO + substantivo traduz a ideia de “qualquer, cada”. Implica o conjunto dos seres em questão. Igual ao plural: todos os. Trata-se de fenômeno lingüístico em que o singular vale pelo plural, pela totalidade.

• Todo ser humano tem alma.

• O coração de todo brasileiro está com a seleção canarinho.
O adjetivo TODO + O + substantivo tem o sentido de “inteiro, completo”. Implica inteireza ou plenitude. O artigo é obrigatório.
• Todo o terreno (que pretendemos comprar) é fértil.

• Disse nosso diretor que toda a escola receberá pintura nova e outras benfeitorias.

POR ESSES E OUTROS MOTIVOS QUE EU NÃO SOU FÃ DESSAS FESTAS DE CAMISA......... (RISOS)

1 comentários:

Cantinho das atividades disse...

Olá Sâmara, tudo bem? Excelentes suas explicações e fáceis de entendê-las. Você deve ser uma ótima professora.Parabéns e continue assim!!!Obrigada pela visita e volte sempre que quiser.
Laura Helena

Postar um comentário